-
+55 65 99944-1240
Postado em 20 de Julho de 2017 às 13h15

TESTOSTERONA: Como a falta dela afeta homens e mulheres?

Elisa - Análises Clínicas Você sabia que a TESTOSTERONA, conhecida como “hormônio masculino”, é muito importante também para a saúde das mulheres? Os níveis de testosterona das mulheres...

Você sabia que a TESTOSTERONA, conhecida como “hormônio masculino”, é muito importante também para a saúde das mulheres? Os níveis de testosterona das mulheres são cerca de 10 a 30 vezes mais baixos que os dos homens, porém as funções que este hormônio desempenha regulam uma série de fatores que interferem na qualidade de vida em ambos os sexos.

Os níveis de testosterona podem se alterar no organismo por diversos fatores, e aqui no ELISA ANÁLISES CLÍNICAS fazemos o EXAME de monitoramento desses níveis. Saiba mais sobre sintomas, causas e tratamento:

MULHERES –
Na mulher, podem ser considerados sinais de níveis baixos de testosterona a falta de apetite sexual, dificuldade para atingir o orgasmo, baixa autoestima, fraqueza, preguiça, perda da vaidade, menor tônus muscular, ganho de gordura e perda de massa óssea.

São sintomas típicos em mulheres na menopausa, mas a queda da testosterona pode acontecer em diversas fases da vida. Além da menopausa, podem ser causas da queda de testosterona o uso de anticoncepcionais via oral e DIU mirena, retirada, insuficiência ou falência dos ovários, medicamentos antidepressivos, uso de estrogênios, anti-androgênios ou glicocorticoides, excesso de stress (o cortisol inibe a testosterona), insuficiência adrenal, anorexia, artrite e AIDS.

HOMENS – No homem, a testosterona age acentuadamente durante a puberdade, na gravidade da voz, crescimento do pênis e de outras características masculinas, como a barba. Depois dos 30 anos, os índices começam a diminuir, diminuindo o desejo sexual entre outros sintomas como cansaço fora do normal, mudanças significativas no humor e gordura corporal acumulada.

TRATAMENTO – Importante aliar a uma melhoria dos hábitos, emagrecimento, fortalecimento muscular e a prática intensiva de exercícios físicos, pois tudo isso pode ajudar a retomar os bons níveis de testosterona no corpo da mulher. Quando mesmo com mudança de hábitos, não se alcança resultados, existe a possibilidade de tratamento com doses individualizadas, em pessoas indicadas por profissional de saúde.

Faça uma visita ao Elisa Análises Clínicas e saiba mais sobre o exame da Testosterona.

Veja também

NOVEMBRO AZUL - Sem complicações: entenda o diagnóstico do câncer de próstata 10/11/15 Só existe um modo seguro de se curar o câncer da próstata: descobrindo-o precocemente, ou seja, submetendo-se ao exame preventivo. Exame de Sangue (PSA) e Toque Retal. O exame preventivo deve ser realizado por urologista, anualmente, a partir dos 45 anos. Dessa forma, consegue-se detectar tanto a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) quanto o câncer em fase inicial e ainda......
Teste de sexagem fetal é agora mais barato no Elisa10/10/16 Descubra o sexo do seu bebê com 8 semanas de gestação. O Elisa negociou com os laboratórios de apoio e agora o teste de sexagem fetal está mais barato, porém com a qualidade que você já conhece e......
DIA DAS MÃES - homenagem da equipe Elisa04/05/16 Que momento único! Nós vimos o amor refletido nos seus olhos, mãe. Parabéns pelo seu dia!...

Voltar para (Blog)

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.