-
+55 65 99944-1240
Postado em 23 de Fevereiro de 2015 às 12h04

INTOLERÂNCIA À LACTOSE: Diagnóstico com apenas uma coleta

Elisa - Análises Clínicas A digestão do açúcar lácteo, mais conhecido como lactose, é uma atividade da enzima lactase. Quando essa enzima perde sua atividade, a lactose deixa de ser absorvida completamente,...

A digestão do açúcar lácteo, mais conhecido como lactose, é uma atividade da enzima lactase. Quando essa enzima perde sua atividade, a lactose deixa de ser absorvida completamente, resultando em sintomas desagradáveis. É assim que surge a intolerância a lactose, o tipo mais comum de intolerância a carboidratos, que acomete cerca de 70% da população adulta mundial.

Sintomas

Aumento da retenção de água no intestino levando a diarreias ácidas e gasosas, flatulência excessiva, cólicas, náuseas e sensação de inchaço no abdômen.

Diagnóstico

Há vários exames para diagnóstico da lactose. Os principais se dão através de amostras de sangue, gases exalados pelos pulmões e acidez presente nas fezes. Hoje em dia, com apenas uma coleta é possível se ter um diagnóstico bastante apurado.

Tratamento

Não há tratamento para produção de lactase, mas os sintomas podem ser atenuados através da diminuição do consumo de produtos lácteos. Recomenda-se a substituição de leite e seus derivados por alimentos que não possuem lactose. Atualmente existem inúmeros alimentos com baixo teor ou ausência total de lactose.

A medida farmacológica mais utilizada para a redução dos sintomas é a terapia de reposição enzimática com lactase exógena, através de leveduras ou fungos, disponíveis comercialmente em forma líquida ou em cápsulas e tabletes.

Intolerância a lactose x Alergia a proteína do leite

São conceitos distintos, porém causam confusão a muitas pessoas. Não existe alergia à lactose, porém as proteínas do leite podem causar alergia por predisposição genética ou por introdução de alimentos alergênicos antes dos seis meses de vida. A alergia é mais comum em crianças devido à existência de proteínas que não ocorrem no leite materno e que são introduzidas na alimentação.

Cuidado nutricional

A total exclusão da lactose da dieta é uma atitude radical que pode acarretar em um déficit nutricional de cálcio, fósforo e vitaminas. Para gestantes, a lactose é importante para aumentar a produção de leite materno. Por isso recomenda-se a ingestão de alguns produtos lácteos menos agressivos ao paciente.

_____________________________
Fonte: Infomedica Wiki
Fonte da imagem: bolsademulher.com

Veja também

Elisa é o primeiro laboratório de Nova Mutum com Acreditação do DICQ26/09/16O selo é a mais importante certificação conferida aos laboratórios, atestando ao Elisa a excelência em exames. Acreditar significa crer, dar crédito, e a Acreditação é um certificado concedido ao laboratório clínico que está em conformidade com as normas previamente estabelecidas na NBR 14.500 - Gestão da Qualidade de Laboratórios Clínicos e ISO 15.189. Após uma série de etapas de aperfeiçoamento e treinamento da equipe, o Elisa......
Março Mulher Elisa02/03/15 Toda mulher é especial. Por isso o laboratório Elisa brinda o Dia da Mulher com um mês inteiro de atenção especial a nossas heroínas. No Março Mulher Elisa, a cada exame Papanicolau a mulher é......

Voltar para (Blog)

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.