-
+55 65 99944-1240
Postado em 01 de Setembro de 2017 às 15h45

Doenças associadas à falta de Vitamina D

Problemas vão da saúde dos ossos até o bom funcionamento da mente

Elisa - Análises Clínicas Problemas vão da saúde dos ossos até o bom funcionamento da mente Em agosto nós falamos sobre a formação da Vitamina D em nosso corpo através da reação à luz do sol e...

Em agosto nós falamos sobre a formação da Vitamina D em nosso corpo através da reação à luz do sol e sobre o diagnóstico da deficiência deste importantíssimo pré-hormônio no organismo (relembre aqui).

Agora falaremos sobre doenças associadas à falta de Vitamina D. Vários estudos nacionais e internacionais comprovam que existe carência da substância na maior parte da população do Brasil.

O hormônio esteroide

John Cannell (MD) explica que a forma ativa de Vitamina D é um hormônio esteroide, o mais potente no corpo: “Os hormônios esteroides habilitam a produção de proteínas e enzimas pelo seu equipamento genético, a essência da vida. Ou seja, a forma ativa de Vitamina D age habilitando a expressão genética de proteínas e enzimas cruciais para a saúde em centenas de tecidos por todo o corpo. Este fato explica por que a deficiência de Vitamina D é envolvida em tantas doenças diferentes”.

Uso de protetor solar

O uso ininterrupto do protetor solar tem protegido a pele, mas deixado o organismo órfão da vitamina que ajuda na saúde dos ossos e até no bom funcionamento da mente. Isso porque a vitamina D só é absorvida adequadamente com a exposição da pele direto ao sol, completamente livre de outras barreiras.

Especialistas recomendam que haja uma exposição sem protetor solar por 15 minutos diariamente, fora dos horários de sol a pino (o ideal é se expor até as 10h e depois das 17h). Com isso, o corpo conseguirá sintetizar a vitamina essencial para a manutenção do corpo humano e o desenvolvimento de um novo, no caso da gravidez.

Conheça os principais problemas causados pela falta de Vitamina D:

O neurologista Cícero Coimbra, professor da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, afirma que baixos níveis dessa substância favorecem o surgimento de doenças como câncer, hipertensão, diabetes, derrames, distúrbios psiquiátricos e doenças autoimunes, que ocorrem quando o sistema imunológico da própria pessoa ataca e destrói os tecidos saudáveis do corpo. É o caso da esclerose múltipla e do lupus.

• Fragilidade óssea, como a osteomalácia e o raquitismo.

• Asma: estudos demonstraram que a baixa taxa de vitamina D no organismo pode levar à asma.

• Artrite reumatoide: estudos demonstraram que a falta de vitamina D é fator de risco.

• Autismo: um estudo sueco descobriu que a falta de vitamina D está ligada ao nascimento de crianças com autismo.

• Pressão alta: até para controlar a famigerada hipertensão a vitamina que vem do sol é importante.

• Osteoporose: a falta de vitamina D está ligada à osteoporose em idosos.

• Fraqueza muscular: os músculos precisam da vitamina para desempenhar suas funções. Com a falta delas, a fraqueza toma conta.

• Esquizofrenia: bebês que nasceram com baixa dose de vitamina D têm duas vezes mais chance de desenvolver esquizofrenia, mostrou um estudo australiano.

• Depressão: a falta da vitamina D durante a adolescência pode levar à depressão.

• Problemas cardiovasculares: quantidade insuficiente de vitamina D está ligada ao risco dobrado de doenças do coração, mostrou um estudo americano.

Fontes: John Cannell, MD; Saúde – iG; EBC

Veja também

Adaptar-se ao envelhecimento garante mais qualidade de vida na terceira idade26/03/14 Ter uma terceira idade feliz depende de vários fatores, mas principalmente da forma como o idoso se percebe nessa fase da vida e da sua capacidade de se adaptar as mudanças e transformações próprias do envelhecimento. A capacidade de poder realizar as atividades cotidianas, desde as mais básicas como alimentar-se, tomar banho e andar, até as mais complexas como......
Mineralograma: o exame que detecta intoxicação por metais pesados10/08/17Conheça o exame, as orientações para a coleta e os efeitos de uma intoxicação por metais pesados O Mineralograma Capilar é um exame que visa determinar (no cabelo ou pelos) elementos tóxicos. O excesso de elementos tóxicos é incorporado à raiz do cabelo durante o estágio inicial de seu crescimento. Diferente da......

Voltar para (Blog)

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.