-
+55 65 99944-1240
Postado em 06 de Junho de 2017 às 19h12

Dia Nacional do Teste do Pezinho - 6 de Junho

Elisa - Análises Clínicas No dia 6 de junho é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, exame feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê e que permite identificar doenças graves como o hipotireoidismo...

No dia 6 de junho é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, exame feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê e que permite identificar doenças graves como o hipotireoidismo congênito (a glândula tireoide do recém-nascido não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônios), a fenilcetonúria (doença do metabolismo) e as hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue – traço falcêmico e doença falciforme).

POR QUE FAZER O TESTE?

Porque essas doenças não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível. Devem fazem o teste todas as crianças recém-nascidas, a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento. Isto porque qualquer pessoa pode ter um filho portador da doença, mesmo que nunca tenha aparecido um caso na família.

Fonte: Ministério da Saúde e Portal Brasil

Veja também

Dosagem hormonal na saliva15/06/15 A saliva é o meio ideal para diagnosticar os níveis de hormônios esteroides, bio disponíveis ativos no tecido. O Exame de Saliva é um instrumento exato e flexível utilizado no monitoramento de reposição hormonal, avaliação do stress, programas de longevidade, avaliações endocrinológicas e/ou ginecológicas, medicina......

Voltar para (Blog)

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.