-
+55 65 99944-1240
Postado em 24 de Agosto de 2017 às 17h47

A “vitamina-hormônio” que a natureza produz em nossa pele

Como a Vitamina D se forma no nosso corpo? Como diagnosticar a deficiência deste pré-hormônio no organismo?

Elisa - Análises Clínicas Como a Vitamina D se forma no nosso corpo? Como diagnosticar a deficiência deste pré-hormônio no organismo? Muitas das doenças da modernidade – câncer, doença de coração, diabete,...

Muitas das doenças da modernidade – câncer, doença de coração, diabete, hipertensão, doença periodontal, depressão e até obesidade – estão agora claramente associadas com a deficiência de Vitamina D. Sabemos que ela é crucial para a nossa saúde, mas a Vitamina D (colecalciferol) é realmente uma vitamina? Ela está presente em alimentos?

Embora exista em algum percentual na gordura do peixe, a Vitamina D não está em nossas dietas a não ser que os humanos artificialmente incrementem um produto alimentar, como o leite enriquecido com Vitamina D. A natureza planejou que você a produzisse em sua pele, e não a colocasse direto em sua boca.

Vitamina ou hormônio?

Diferentemente de qualquer outra vitamina, a Vitamina D é realmente um pré-hormônio. O seu corpo é a única fonte do potente hormônio esteroide chamado calcitriol. Como isso naturalmente acontece? Primeiro, sua pele produz Vitamina D quando a luz solar atinge uma molécula de pré-colesterol. Então seu fígado converte a Vitamina D na forma de armazenamento chamado calcidiol (25-hidroxi Vitamina D). O corpo armazena o calcidiol no sangue e na gordura para uso posterior.

Exame para medir a Vitamina D no organismo

Seu médico pode medir o calcidiol com um exame de sangue para descobrir se você apresenta deficiência de Vitamina D. Os níveis ideais de calcidiol [25-hidroxi Vitamina D] estão entre 35-65 ng/ml [87-162 nm/L] ao longo do ano.

O Hormônio esteroide mais potente do corpo humano

Se você tiver suficiente calcidiol em seu sangue, então as “coisas realmente acontecem”. Um pouco de calcidiol vai para os rins para ajudar a manter os níveis de cálcio no sangue, mas o mais importante acontece nos seus tecidos. Os tecidos por toda parte do seu corpo convertem calcidiol em calcitriol. O calcitriol, ou Vitamina D ativa, é o hormônio esteroide mais potente do corpo humano. É ativo em quantidades medidas em pico gramas ou 1/1.000.000.000.000 de um grama.

Como todos os hormônios esteroides, o calcitriol funciona ligando seus genes. Isto é, em centenas de tecidos por todo o seu corpo, o calcitriol expõe seu genoma! Ele dá o sinal para seus genes produzirem centenas de enzimas e proteínas cruciais para manter a saúde e lutar contra doenças.

Obtendo sua porção de Vitamina D

Tudo isso só acontece se você conseguir Vitamina D suficiente a partir dos raios do sol ou de suplementos. Se você é um dos que evitam totalmente o sol, pesquisas recentes indicam que você precisa de mais ou menos 4.000 unidades de Vitamina D em um dia. Então você não vai conseguir suficiente Vitamina D a partir do leite (a menos que você beba 40 copos por dia) ou de um multivitamínico (a menos que você ingira mais ou menos 10 tabletes por dia). Aliás, nada disso é recomendado.

Se você não conseguir a Vitamina D do modo como a Mãe Natureza pretendeu, a partir do raio do sol, você precisa tomar suplementos de Vitamina D. Muitos de nós conseguimos muito mais Vitamina D dos raios solares do que nós imaginamos, mas a maioria tem uma necessidade de mais ou menos 2.000 unidades extras por dia. Cada vez mais a internet e lojas de suplementos alimentares e de saúde vendem Vitamina D.

Tenha certeza de que a Vitamina D que você compra é puro colecalciferol. Não compre uma preparação adicionada com vitamina A. Apenas puro colecalciferol.

Fonte: Artigo de John Cannell, MD

Veja também

Johnny Eduardo do UFC ministrará seminário de Muay Thai em Nova Mutum08/10/15 Johnny Eduardo, lutador de MMA brasileiro que atualmente compete no Peso Galo no Ultimate Fighting Championship (UFC), estará em Nova Mutum nesta semana, de 09 a 11 de outubro, para ministrar um seminário técnico de Muay Thai a atletas da região e cumprir agenda em empresas e organizações de Nova Mutum que apoiam o seu trabalho. O atleta compete pela equipe Nova União......
Os riscos do glúten para a saúde31/07/17Sintomas, diagnóstico e tratamento da doença celíaca Uma em cada cem pessoas tem doença celíaca (intolerância ao glúten) e nove em cada cem pessoas têm hipersensibilidade ao glúten, apesar de cerca de 75% dos casos de hipersensibilidade não apresentam sintomas......
Novo EXAME PARA H1N1: mais rápido e barato15/07/16 Mesmo antes do inverno chegar, casos de gripe H1N1 já eram registrados em todo o país. Se você apresenta sintomas e deseja um diagnóstico seguro, o Elisa Análises Clínicas tem a sua disposição um novo......

Voltar para (Blog)

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.