-
+55 65 99944-1240
Postado em 25 de Abril de 2017 às 12h37

26 DE ABRIL: Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Elisa - Análises Clínicas O dia 26 de abril marca a luta contra a pressão arterial. A doença mata 300 mil brasileiros anualmente, 820 mortes por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos. A hipertensão arterial ou...

O dia 26 de abril marca a luta contra a pressão arterial. A doença mata 300 mil brasileiros anualmente, 820 mortes por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos.

A hipertensão arterial ou pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg. Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:

- fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física;
- além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência é maior na raça negra, aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos, entre mulheres acima de 50 anos e em diabéticos.

Sintomas:

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Diagnóstico:

Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos umavez por ano. Se houver hipertensos na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.

Prevenção e controle:

A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:

- manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
- não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
- praticar atividade física regular;
- aproveitar momentos de lazer;
- abandonar o fumo;
- moderar o consumo de álcool;
- evitar alimentos gordurosos;
- controlar o diabetes.

Fonte: bvsms.saude.gov.br

Veja também

Novo EXAME PARA H1N1: mais rápido e barato15/07/16 Mesmo antes do inverno chegar, casos de gripe H1N1 já eram registrados em todo o país. Se você apresenta sintomas e deseja um diagnóstico seguro, o Elisa Análises Clínicas tem a sua disposição um novo exame para H1N1, novidade que acabou de chegar em Nova Mutum. Saiba mais sobre a H1N1 aqui. Fique atento aos riscos, faça sua parte na......
Quinze dicas para melhorar a qualidade de seu estilo de vida26/03/14 1º) Busque um sono melhor, mais profundo e reparador. 2º) Envolva-se com uma alimentação mais adequada com seu gasto calórico. 3º) Introduza o movimento na sua vida. 4º) Encontre um tempo por......

Voltar para (Blog)

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.