-
+55 65 99944-1240
Postado em 05 de Fevereiro de 2015 às 12h23

05 DE FEVEREIRO > Dia Nacional da Mamografia

Elisa - Análises Clínicas Novo Conteúdo 01 A data foi criada a partir de um projeto da senadora Lúcia Vânia (GO), e instituída oficialmente pela Presidência da República em Junho de 2008, por meio da Lei nº...

A data foi criada a partir de um projeto da senadora Lúcia Vânia (GO), e instituída oficialmente pela Presidência da República em Junho de 2008, por meio da Lei nº 11.695. O objetivo é lembrar e conscientizar todas as mulheres da importância da realização da mamografia.

A MAMOGRAFIA é um procedimento médico de diagnóstico por imagem (radiografia), cujo objetivo é examinar e estudar o tecido mamário (mamas), através de um equipamento específico chamado “Mamógrafo”, capaz de detectar minúsculas lesões, nódulos ou outras anormalidades, mesmo que estas estejam imperceptíveis ao tato. O exame aumenta muito as chances de cura e/ou controle do câncer, com tratamentos mais moderados e menos agressivos.

A IDADE RECOMENDADA pelo Ministério da Saúde para o início da realização da mamografia é a partir dos 40 anos, com intervalos de 1 a 2 anos. Mas em casos de mulheres com históricos na família, o ideal é a partir dos 35 anos. No entanto, a idade para início pode variar de acordo com análise do seu ginecologista ou mastologista.

FATORES DE RISCO – De acordo o Instituto Nacional do Câncer, é recomendado manter maior atenção aos seguintes fatores de risco: histórico familiar, menopausa tardia, menarca precoce, gravidez após os 30 anos, nuliparidade (mulheres sem filhos), ingestão de álcool, exposição a Radiações Ionizantes antes dos 35 anos.

Qualquer outro sintoma de câncer de mama, como inchaços anormais nos seios ou nas veias, nódulos, mamilos invertidos devem ser apresentados ao médico, para que este possa fazer o exame da mama, e neste caso, possivelmente recomendar uma mamografia.

____________________
Fonte: Digitalmed

Veja também

Doenças associadas à falta de Vitamina D01/09/17Problemas vão da saúde dos ossos até o bom funcionamento da mente Em agosto nós falamos sobre a formação da Vitamina D em nosso corpo através da reação à luz do sol e sobre o diagnóstico da deficiência deste importantíssimo pré-hormônio no organismo (relembre aqui). Agora falaremos sobre doenças associadas à falta de Vitamina D. Vários estudos nacionais e internacionais......
Quais são as principais DSTs?08/02/18Os meios de transmissão, riscos à saúde e formas de prevenção Conhecidas pela sigla DSTs, as doenças sexualmente transmissíveis são transmitidas, principalmente, através de relações sexuais com uma pessoa infectada - e sem o uso de métodos de barreira, como a camisinha e......
APP Elisa facilita acesso a resultados de exames23/06/17 Você já conta com a facilidade de acessar os resultados dos seus exames pelo nosso site. Agora pode acessar também pelo seu smartphone. É só entrar na sua loja de aplicativos do celular, pesquisar por “Elisa......

Voltar para (Blog)

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.