-
+55 65 99944-1240
Postado em 10 de Novembro de 2015 às 13h50

NOVEMBRO AZUL - Sem complicações: entenda o diagnóstico do câncer de próstata

Elisa - Análises Clínicas Só existe um modo seguro de se curar o câncer da próstata: descobrindo-o precocemente, ou seja, submetendo-se ao exame preventivo. Exame de Sangue (PSA) e Toque Retal. O exame preventivo deve ser...

Só existe um modo seguro de se curar o câncer da próstata: descobrindo-o precocemente, ou seja, submetendo-se ao exame preventivo. Exame de Sangue (PSA) e Toque Retal. O exame preventivo deve ser realizado por urologista, anualmente, a partir dos 45 anos. Dessa forma, consegue-se detectar tanto a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) quanto o câncer em fase inicial e ainda curável.

Em caso de constatação do aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases.

A próstata é um órgão pequeno, do tamanho de uma castanha, com peso aproximado de 20 gramas, localizada logo abaixo da bexiga do homem. Sua função é produzir parte do líquido que forma o sêmen.

Câncer de próstata é a terceira causa de morte por câncer em homens, superado apenas pelo câncer de pulmão e de pele. Aos 50 anos, 1 em cada 4 homens apresentam células cancerígenas na próstata. Aos 80 anos, esta relação cresce para 1 em cada 2 homens. Enquanto o homem envelhece, o risco aumenta. Apesar do homem ter uma chance de 30% de desenvolver câncer de próstata ao longo da sua vida, somente 3% destes morrerão por causa da doença.

Não se sabe ao certo o que causa o câncer de próstata, porém sabe-se que alguns fatores, tais como transmissão genética e hormônios podem estar implicados. Os negros constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença.

Sintomas – A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina). Dor óssea, principalmente na região das costas, devido à presença de metástases, é sinal de que a doença se agravou.

PSA quer dizer Antígeno Prostático Específico (em inglês Prostate Specific Antigen). É um exame de sangue usado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata. O PSA é uma proteína encontrada no sangue que é única ou específica para a próstata. Os níveis (valores quantificados) de PSA podem ser medidos no soro de um indivíduo e com esta informação é possível fazer uma triagem para o diagnóstico de câncer de próstata.

Fontes: Laboratório Elisa Análises Clínicas; Laboratório Álvaro; Dr. Drauzio Varella

Veja também

Os riscos do glúten para a saúde31/07/17Sintomas, diagnóstico e tratamento da doença celíaca Uma em cada cem pessoas tem doença celíaca (intolerância ao glúten) e nove em cada cem pessoas têm hipersensibilidade ao glúten, apesar de cerca de 75% dos casos de hipersensibilidade não apresentam sintomas gastrintestinais, informa o médico especialista Victor Sorrentino. A doença ocorre em pessoas com tendência genética à......
APP Elisa facilita acesso a resultados de exames23/06/17 Você já conta com a facilidade de acessar os resultados dos seus exames pelo nosso site. Agora pode acessar também pelo seu smartphone. É só entrar na sua loja de aplicativos do celular, pesquisar por “Elisa......

Voltar para (Blog)

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.