-
65 9 9944 1240
Postado em 01 de Setembro de 2017 às 15h45

Doenças associadas à falta de Vitamina D

Problemas vão da saúde dos ossos até o bom funcionamento da mente

Elisa - Análises Clínicas Problemas vão da saúde dos ossos até o bom funcionamento da mente Em agosto nós falamos sobre a formação da Vitamina D em nosso corpo através da reação à luz do sol e...

Em agosto nós falamos sobre a formação da Vitamina D em nosso corpo através da reação à luz do sol e sobre o diagnóstico da deficiência deste importantíssimo pré-hormônio no organismo (relembre aqui).

Agora falaremos sobre doenças associadas à falta de Vitamina D. Vários estudos nacionais e internacionais comprovam que existe carência da substância na maior parte da população do Brasil.

O hormônio esteroide

John Cannell (MD) explica que a forma ativa de Vitamina D é um hormônio esteroide, o mais potente no corpo: “Os hormônios esteroides habilitam a produção de proteínas e enzimas pelo seu equipamento genético, a essência da vida. Ou seja, a forma ativa de Vitamina D age habilitando a expressão genética de proteínas e enzimas cruciais para a saúde em centenas de tecidos por todo o corpo. Este fato explica por que a deficiência de Vitamina D é envolvida em tantas doenças diferentes”.

Uso de protetor solar

O uso ininterrupto do protetor solar tem protegido a pele, mas deixado o organismo órfão da vitamina que ajuda na saúde dos ossos e até no bom funcionamento da mente. Isso porque a vitamina D só é absorvida adequadamente com a exposição da pele direto ao sol, completamente livre de outras barreiras.

Especialistas recomendam que haja uma exposição sem protetor solar por 15 minutos diariamente, fora dos horários de sol a pino (o ideal é se expor até as 10h e depois das 17h). Com isso, o corpo conseguirá sintetizar a vitamina essencial para a manutenção do corpo humano e o desenvolvimento de um novo, no caso da gravidez.

Conheça os principais problemas causados pela falta de Vitamina D:

O neurologista Cícero Coimbra, professor da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, afirma que baixos níveis dessa substância favorecem o surgimento de doenças como câncer, hipertensão, diabetes, derrames, distúrbios psiquiátricos e doenças autoimunes, que ocorrem quando o sistema imunológico da própria pessoa ataca e destrói os tecidos saudáveis do corpo. É o caso da esclerose múltipla e do lupus.

• Fragilidade óssea, como a osteomalácia e o raquitismo.

• Asma: estudos demonstraram que a baixa taxa de vitamina D no organismo pode levar à asma.

• Artrite reumatoide: estudos demonstraram que a falta de vitamina D é fator de risco.

• Autismo: um estudo sueco descobriu que a falta de vitamina D está ligada ao nascimento de crianças com autismo.

• Pressão alta: até para controlar a famigerada hipertensão a vitamina que vem do sol é importante.

• Osteoporose: a falta de vitamina D está ligada à osteoporose em idosos.

• Fraqueza muscular: os músculos precisam da vitamina para desempenhar suas funções. Com a falta delas, a fraqueza toma conta.

• Esquizofrenia: bebês que nasceram com baixa dose de vitamina D têm duas vezes mais chance de desenvolver esquizofrenia, mostrou um estudo australiano.

• Depressão: a falta da vitamina D durante a adolescência pode levar à depressão.

• Problemas cardiovasculares: quantidade insuficiente de vitamina D está ligada ao risco dobrado de doenças do coração, mostrou um estudo americano.

Fontes: John Cannell, MD; Saúde – iG; EBC

Veja também

HIV E HPV: Transmissão, riscos e prevenção13/02/18 Na semana passada lançamos no Blog do Elisa uma série de posts sobre as principais Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), falando sobre os meios de transmissão, riscos à saúde e formas de prevenção (Veja o primeiro post). Neste segundo post começamos a aprofundar as informações, iniciando pelo HIV e o HPV. Boa leitura! AIDS......
INTOLERÂNCIA AO GLUTÉN: Diagnóstico por exame de sangue02/04/15 O que é? A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja,......

Voltar para Blog