-
+55 65 99944-1240
Postado em 07 de Maio de 2017 às 09h31

Como saber se tenho algum tipo de alergia?

No dia 7 de Maio comemoramos o Dia Mundial de Prevenção às Alergias

Elisa - Análises Clínicas No dia 7 de Maio comemoramos o Dia Mundial de Prevenção às Alergias Alergias são um conjunto de condições médicas causadas pela hipersensibilidade do sistema imunitário a...

Alergias são um conjunto de condições médicas causadas pela hipersensibilidade do sistema imunitário a substâncias que geralmente causam pouco ou nenhum problema na maioria das pessoas. Estas doenças incluem rinite alérgica, alergias alimentares, dermatite atópica, asma alérgica e anafilaxia.

As alergias alimentares são as mais comuns, devido ao consumo de produtos alimentícios onde há adição de conservantes, corantes, acidulantes, etc. As crianças são as mais afetadas, uma vez que a indústria alimentícia usa muito corante para chamar a atenção dos pequenos. Podem causar as famosas alergias como crises de falta de ar, “bolinhas” pelo corpo ou placas avermelhadas, coceira no corpo e na face, inchaço no rosto, entre vários outros sintomas desagradáveis, podendo levar ao edema de glote (inchaço na região da garganta) que se não for socorrido rapidamente pode levar à morte.

Daí a importância de sempre utilizarmos alimentos in natura, ou seja, naturais, sem adição de qualquer produtos químicos, para não expormos nosso organismo a estes agentes alérgenos.

E como saber se tenho alergia de determinado alimento?

Primeiro é importante identificarmos os alimentos causadores da alergia, ou os causadores, para então investigarmos através de exames sanguíneos.

O Elisa Análises Clínicas oferece mais de 140 alérgenos. O exame se chama IgE.

A imunoglobulina E é uma classe de anticorpos que medeia uma variedade de reações de hipersensibilidade. presença de IgE específica para determinado alérgeno, em quantidades superiores ao referencial, pode estar associada a um aumento de risco relativo para o desenvolvimento de sintomas de hipersensibilidade mediada por IgE, principalmente em indivíduos atópicos. Os níveis de IgE específica nem sempre estão associados à severidade dos quadros.

Investigar qual o agente causador da alergia é fundamental para o diagnóstico.

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas.

Veja também

INTOLERÂNCIA À LACTOSE: Diagnóstico com apenas uma coleta 23/02/15 A digestão do açúcar lácteo, mais conhecido como lactose, é uma atividade da enzima lactase. Quando essa enzima perde sua atividade, a lactose deixa de ser absorvida completamente, resultando em sintomas......
INTOLERÂNCIA AO GLUTÉN: Diagnóstico por exame de sangue02/04/15 O que é? A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja,......

Voltar para (Blog)

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.